As ilhas têm se revelado as grandes favoritas das cozinhas contemporâneas, aparecendo em ambientes de diferentes tamanhos e estilos e em materiais diversos. Antes de instalar uma ilha na cozinha, porém, é necessário pensar em alguns fatores para tomar uma decisão mais acertada de projeto.
Para um correto funcionamento, a cozinha precisa garantir um bom fluxo entre os três principais equipamentos — a pia, a geladeira e o fogão — de modo que as ilhas, como são chamadas as estruturas independentes que somam ao layout da cozinha, podem entrar como um apoio para algum desses equipamentos, ou, ainda, contê-los. Normalmente soltas no espaço, garantindo livre circulação à sua volta, as ilhas geralmente contam com uma bancada de trabalho, da qual podem derivar tanto os equipamentos principais como os armários, mesas e prateleiras.
Tipo de Ilha
As possibilidades de configuração de layout são muitas e dependem de como os usuários utilizam aquele espaço, qual sua rotina e seus hábitos. De maneira geral, as ilhas podem ser completamente soltas no espaço, podem derivar do balcão ou podem ainda derivar de alguma parede. Além disso, é fundamental prever as distâncias corretas para se movimentar dentro da cozinha, bem como para manipular armários, gavetas e eletrodomésticos, tendo a distância entre balcões respeitar um mínimo de 1m a 1,20m de distância.
Ilha solta
Ilha derivada de balcão
Ilha derivada da parede
Funcionalidade
É importante prever o fluxo de uso da cozinha, os trajetos entre geladaria, bancadas, fogão e pia, de modo que a ilha consiga interagir com esses equipamentos ao invés de ser um obstáculo. Para isso é preciso prever qual a funcionalidade da ilha para a cozinha, que pode ser o espaço para cozimento, concentrando o fogão, ou cooktop, e uma bancada de trabalho, pode ainda ser espaço de higienização, concentrando a bancada molhada com a pia, pode também ser um espaço de preparo ou, ainda, um suporte para a socialização, reunindo pessoas perto de onde o alimento está sendo preparado.
Iha com pia
Ilha com fogão
Ilha como espaço social
Ilha com prateleira
Uma vez compreendida a funcionalidade daquele equipamento, para inserir a ilha é importante prever quais infraestruturas serão necessárias — ponto de água, gás e energia, por exemplo — e a correta iluminação, seja natural ou artificial. Por fim, a ilha pode receber um material completamente diferente do restante da cozinha, criando contraste visual, ou harmonizar com o espaço. Independentemente do caminho, e tendo em vista seu uso frequente, é importante que a ilha seja projetada com materiais resistentes e de fácil manutenção que garantam sua durabilidade.